Tempo de leitura: 13 minutos
Contents
Qual o Tempo Médio de uma Meia Maratona?
Nesse post “Qual o tempo médio de uma meia maratona?” servirá para você que decidiu que irá se inscrever em uma prova de meia maratona e provavelmente está se preparando para o dia.
Então, surge aquela curiosidade: qual é o tempo médio de uma meia maratona?
Que ritmo preciso buscar no meu treinamento para terminar bem a prova?
Antes de qualquer coisa, vale lembrar que o tempo médio de conclusão de uma corrida depende muito de diversas variáveis, tanto em relação ao corredor quanto no que diz respeito ao percurso.
Idade, sexo, saúde, aptidão física entre outros fatores pessoais influenciam significativamente o ritmo e, portanto, o tempo de sua corrida.
Apenas para exemplificar, muitos corredores seguem melhorando seus tempos até os 30 anos, mas a maioria percebe que seus tempos começam a desacelerar após os 40 anos.
O mesmo é verdadeiro para a prova em si.
Ainda que toda meia maratona tenha um total de 21 km, você sofrerá impactos diferentes em cada corrida, dependendo do clima, do terreno, entre outros.
Qual o Tempo Médio de Atletas Iniciantes, Experientes e Competidores?
Em geral, para você ter uma ideia, os tempos de conclusão de meia maratona varia entre cerca de uma hora para corredores de elite, até mais de três ou quatro horas para amadores e corredores mais lentos.
Corredores masculinos de elite costumam levar menos de 60 minutos para conclusão da meia maratona.
Corredoras femininas de elite giram em torno de uma hora e dez minutos.
Mas é claro que a absoluta maioria dos corredores não vai chegar perto desses tempos.
No que tange ao corredor médio masculino, as fontes informam algo entre uma hora e 50 minutos até duas horas e cinco minutos.
Já entre as mulheres, a média varia de duas horas e nove minutos, em algumas fontes, até duas horas e 24 minutos em outras.
Essa variação acontece muito devido às provas que cada fonte examina para fazer seus cálculos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o tempo médio para os homens é de 2:05:15.
Já entre as mulheres, o relógio conta 2:23:48.
Já no Reino Unidos, as médias baixam razoavelmente.
Para os homens, o tempo médio de chegada da meia maratona fica em 1:55:26, enquanto para as mulheres são 2:11:57.
Entre outros países europeus, a liderança na média fica com a Rússia, em cerca de 1:45:11 seguida pela Bélgica, com 1:48:01.
De Uma Maneira Geral:
Com frequência, os tempos em que os corredores concluem a meia maratona refletem o nível de treinamento e técnica do atleta.
Por exemplo, as pessoas que terminam a prova dentro de uma hora e meia geralmente são atletas de elite, que estão competindo e que provavelmente estarão entre os vencedores da corrida.
Já aqueles que concluem a meia maratona entre uma hora e meia e duas horas são corredores muito bons, experientes, com ótima saúde e treinamento caprichado.
Os atletas que levam duas a duas horas e meia para terminar a corrida costumam ser corredores amadores, com treinamento mais leve e que, inclusive, intercalam algumas caminhadas durante treinos e provas.
Acima disso, quem leva de duas horas e meia a três horas, praticamente caminham metade da prova e, quem demora mais de três horas está virtualmente caminhando a meia maratona toda.
Por fim, as estatísticas mostram que quem ficar na prova mais do que quatro horas raramente termina de fato o percurso.
Como Definir Minha Meta?
Antes de qualquer coisa, se você vai correr uma meia maratona pela primeira vez, o seu objetivo deve ser simplesmente terminar a prova, ao invés de buscar um tempo específico.
Se estamos falando de sua segunda ou terceira prova, por exemplo, a sua meta deve ser bater o seu recorde pessoal ao invés de se preocupar com o que os outros corredores estão fazendo.
Para aqueles com alguma experiência em meias maratonas, o objetivo mais comum de quem corre uma meia maratona, principalmente quando se trata de atletas que fazem treinos preparatórios, é cruzar a linha de chegada em até duas horas.
Esse é considerado um tempo válido.
Entre os corredores mais competitivos, homens buscam superar a barreira da hora e meia, enquanto mulheres querem fazer um tempo menor que uma hora e 45 minutos.
Como uma base para sua referência, qualquer tempo entre duas horas e duas horas e meia está de acordo para mulheres com boa saúde executando sua primeira prova de meia maratona.
Iniciante:
Entre os homens iniciante, um bom ponto de partida é completar a prova entre uma hora e 45 minutos e duas horas e 15 minutos.
Mas lembre-se que essas médias variam consideravelmente conforme a idade, condições físicas e de treino de cada pessoa.
Além disso, os percursos também são muito diferentes uns dos outros.
Por isso, se você quer saber o tempo médio de uma determinada meia maratona para alguém de sua idade e sexo, é bom consultar os gráficos e registros da corrida em que está interessado.
Observe os dados de quem terminou no meio do pelotão e no final, por exemplo.
Mas sempre tenha em mente que a melhor base de avaliação de seu sucesso é bater o seu próprio tempo, seja nas provas ou até mesmo nos treinos.
Uma corrida longa é um grande objetivo pessoal, então busque vencer a si mesmo, antes de querer vencer os demais.
Tente sempre ser melhor do que você já foi antes.
Como Posso Medir Meu Tempo de Execução?
O tempo que você leva para percorrer qualquer distância depende do ritmo e da velocidade que você impõe em seu treino.
Por exemplo, se você corre a uma velocidade média de 10 km/h, então você terminará uma meia maratona de 21 km em pouco mais de duas horas e seis minutos.
Você pode começar avaliando seu desempenho em distâncias menores, inclusive.
Por exemplo, se você consegue correr 5 km em 26 minutos, então você provavelmente terminará uma meia maratona em menos de duas horas.
Há diversos aplicativos que podem ajudá-lo a rastrear e monitorar seu progresso, registrando tempo e distância percorrida, para que você possa determinar sua velocidade para se preparar para a meia maratona.
Mas lembre-se que, para correr bem e evitar lesões, é essencial que você tenha um plano de treinamento, de preferência sob orientação de um educador físico, que inclua treinos de corrida três ou quatro vezes por semana, intercalando dias de descanso, para que seu organismo possa se recuperar.
E, quando chegar o dia da corrida, tenha em mente que o tempo estimado para sua corrida é apenas uma suposição determinada em cima de treinamentos anteriores.
Na maioria dos casos, apenas os atletas experientes irão alcançar seu tempo previsto.
Para facilitar, acrescente sempre de cinco a dez minutos sobre a estimativa inicial.
De qualquer forma, observe que diversas meias maratonas aplicam limite de tempo, que costuma ser de três horas.
Caso você seja iniciante, essa é uma informação importante.
Como Melhorar Meu Tempo Para Meia Maratona?
- Estabeleça um programa de treinamento adequado para sua idade e experiência com a corrida e o siga com afinco.
- Treine em percursos com subidas, que o tornarão mais forte e resistente, melhorando sua eficiência de corrida.
- Inclua em seu treino exercícios para melhorar seu arranque final. Muitos maratonistas desaparecem nos últimos três ou quatro quilômetros de prova.
- Faça uma preparação mental e nutricional para a corrida, especialmente nos últimos dias antes da prova.
Em Quanto Tempo Estarei Pronto Para Correr Uma Meia Maratona?
É difícil determinar um prazo para isso, quando há tantas variáveis envolvidas, como sua experiência de corrida, sua técnica, seu tempo e cronograma destinado para treinos, seu preparo físico etc.
No entanto, em geral, para quem já corre de forma amadora e pretende participar da prova, o preparo costuma levar algo entre três e seis meses.
Se você tem dúvidas quanto à sua experiência, coloque seis meses a um ano.
A pressa é inimiga da perfeição – e grande causadora de lesões!
Não seja enganado por seu próprio fôlego: seu coração e pulmões se adaptam à corrida muito mais rapidamente do que seus ligamentos, tendões e articulações.
Fato é que o primeiro passo para correr uma prova é dar o primeiro passo – literalmente.
Depois disso, é só ir crescendo e deixar o momento certo acontecer.
E Qual é o Recorde de uma Meia Maratona?
O recorde mundial de meia maratona feminina é de 2017 e pertence a Joyciline Jepkosgei, corredora profissional queniana nascida em 1993.
O feito foi alcançado na meia maratona de Valência, com a marca de 64 minutos e 51 segundos.
Ela foi a primeira mulher a superar o tempo de 65 minutos.
Já o recorde mundial masculino foi quebrado muito recentemente, pelo também queniano Geoffrey Kamworor, nascido em 1992.
O registro aconteceu na meia maratona de Copenhague, na Dinamarca, no último 15 de setembro deste ano.
Kamworor cruzou a linha de chegada em 58 minutos e um segundo após a largada.
Ele superou o recorde anterior de seu compatriota Abraham Kiptum em 17 segundos – uma diferença bastante considerável em provas de longa distância.
O recorde mundial da meia maratona só foi reconhecido oficialmente a partir de 1 de janeiro de 2004, pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), o órgão internacional do esporte de atletismo.
Mas há registros dos melhores tempos de meia maratona bem antes disso, o que é bastante interessante para você visualizar o progresso dos tempos desse tipo de prova, mesmo entre os atletas de elite.
Década de 60:
Os registros da década de 1960, por exemplo, apresentam temos recordes de mais de 65 minutos para corredores homens.
E essas marcas foram baixando muito sutilmente nas décadas seguintes, ficando sempre em torno de alguns segundos a menos de 4 quatros minutos acima de uma hora.
O tempo de conclusão da meia maratona masculina só foi ficar inferior a uma hora mesmo já no final da década de 1990, quando os atletas quenianos começaram a dominar a cena mundial das corridas de longa distância.
Entre as atletas de elite femininas, só há registros a partir da década de 1970, com tempos superiores a uma hora e 20 minutos das vencedoras.
As marcas baixaram dos 70 minutos somente na década seguinte, 1980.
Nos anos 2000, as mulheres vinham se mantendo em entre o minuto 65 e o 66, até que a recordista atual veio a ultrapassar a barreira dos 65 minutos.
Mas, Afinal, Por Que Uma Meia Maratona?
Para uma pessoa comum, correr 21 quilômetros pode parecer assustador – até mesmo insano.
São, em geral, mais de duas horas de corrida de uma prova desgastante, depois de meses de preparação física, técnica, nutricional e até psicológica.
Mas o fato é que as meias maratonas não são tão difíceis.
Elas são boas corridas porque já são consideradas longa distância, por estarem acima das provas de 5k ou 10k, por exemplo, da qual participa um maior número de corredores, mas são consideravelmente mais fáceis do que os 42 km de uma maratona completa!
Uma maratona inteira não é somente o dobro da dificuldade da meia (por ser o dobro da distância).
Porque, quando o organismo humano alcança a marca dos 30 km percorridos, ele entra em uma zona de esforço em que é preciso muito preparo, inclusive mental, para alcançar a linha de chegada.
A distância de uma meia maratona é, portanto, um excelente desafio de resistência e superação para corredores de todos os níveis.
E, por ser uma distância bastante popular, há diversas corridas disponíveis no mundo inteiro para você escolher.
Encontre uma prova perto de você ou então que funcione bem para o seu nível de treinamento e experiência e comece a treinar.
Mas nunca se esqueça: o mais importante não é o tempo da prova ou o dos outros corredores.
O mais importante é desafiar a si mesmo, alcançando e, por que não, superando suas próprias metas, mas, acima de tudo, divertindo-se muito!
Espero que você tenha gostado deste post, compartilhe nas suas redes sociais e divulgue para os seus amigos.
Deixe um comentário abaixo para “Qual o Tempo Médio de Uma Meia Maratona?” Fique com Deus, até o próximo post e bons treinos!
Link permanente
Matéria muito legal que ajudará você no planejamento da sua Meia Maratona, não perca e bons treinos!
Link permanente
Parabéns pela matéria, me ajudará muito nos próximos treinos.
Link permanente
Obrigado Amigo! Todos esses tempos agora vão acabar melhorando. Agora o Queniano Eliud Kipchoge entra para a história do atletismo ao se tornar o primeiro atleta do mundo a bater a marca de duas horas na prova de mais de 42 quilômetros. “Isso mostra que nenhum ser humano tem limites”, afirma ele. E Eu acredito nele, kkkk.
Link permanente
Excelente post.
Superar os nossos limites é fundamental para obtermos êxito. Esse é o segredo.
Link permanente
Obrigado Amiga!
É isso aí, acredito muito na força do treinamento e na nossa disciplina diária.
Alguém já falou: “Não é a corrida que está ficando mais fácil, é você que está ficando melhor.”