Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos

Tempo de leitura: 7 minutos

Contents

Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos:

Capturar - Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos
Benefícios Corrida 50 Anos

No dia 24 de março de 2020 eu completarei 50 anos de idade, meio século de existência, kkkkk. E é claro, que comecei a pesquisar sobre assuntos importantes para postar no meu Blog e não poderia deixar de comentar sobre o tema deste post: “Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos”.

Como a corrida é um esporte bastante acolhedor e comporta todas as idades, podemos pesquisar e descobrir provinhas para as crianças, bem como as lendas dos corredores na casa dos 90 anos, que merecem toda a nossa admiração e aplausos.

Vários estudos nos comprovam, o bem que faz estar fisicamente ativo aos 50 anos de idade. 

As pessoas que já passaram dessa idade ganham muito com a atividade física nessa fase da vida.

Fazer exercícios regularmente promove Saúde e é um importante meio de prevenir as doenças. 

A Corrida melhora o sistema cardiovascular, reduzindo a probabilidade de infarto e AVC, evita a obesidade e nos traz muitos benefícios psicológicos, melhorando a autoestima, o humor, além de oferecer uma maior socialização.

Compensar a Perda de Massa Magra dos 50 Anos:

Capturar18 - Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos

Nosso querido Dr. Dráuzio Varella fez uma postagem e disse o seguinte: “É comum que pacientes mais velhos apresentem perda de músculos, o que gera impacto em sua força e aumenta o risco de quedas, por exemplo”. (Link: https://drauziovarella.uol.com.br/geriatria/perda-de-musculos-depois-dos-50-anos/ )

A melhor forma de se combater isso, é fazendo atividade física regular e combater a perda natural dos nossos músculos. 

Estudo realizado na Universidade de Glasgow, na Escócia, em 2018, reforça que a perda de massa muscular se inicia aos 50 anos, enquanto o ganho de gordura tende a ser mais acelerado a partir dessa idade.

Esse declínio de massa magra leva a uma redução de até 15% na taxa metabólica basal, o que reflete a importância de manter-se ativo para evitar e controlar problemas de saúde como dislipidemia – elevação das taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue, e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, geralmente associadas à obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo.

É sempre bom lembrar, que nesta fase dos 50 anos, devemos manter nosso checkup médico em dia e o acompanhamento regular dos nossos exames de rotina.

Deixo aqui, um link de um post também do meu blog, sobre que médicos devo procurar para começar a correr, vale a leitura e a sua atenção corredor, não ignore sua saúde e faça a coisa certa.

Alimentos Amigos dos Músculos:

14Capturar - Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos

Eu sou praticante de atividade física regular, desde os 14 anos de idade, quando ingressei na carreira Militar e me sinto muito bem atualmente nas vésperas de completar os meus 50 anos.

Independente disso, já estou providenciando uma consulta de avaliação médica, com um médico desportista e um acompanhamento nutricional. 

Sinto que o meu metabolismo é mais lento e a capacidade de recuperação do meu corpo para enfrentar os meus treinos, está precisando de um tempo maior para se refazer.

Acredito, levando em consideração tudo que estudei, que é uma fase normal da vida e que pode ser resolvida por intermédio de uma alimentação balanceada e um treino específico para a nova idade que estarei entrando.

Publicação Americana - Benefícios Após 50 Anos:

De acordo com a publicação americana Age and Ageing (https://academic.oup.com/ageing/article/43/6/748/2812353/Prevalence-of-and-interventions-for-sarcopenia-in), os adultos podem aumentar a massa muscular com as seguintes mudanças no estilo de vida:

  • Exercícios: aumente os exercícios de resistência, como levantamento de peso, exercícios que usam o peso do próprio corpo e aqueles de resistência que usam faixas elásticas. Pilates, barras, exercícios aeróbicos com aulas de treinamento de força e com resistência da água também são boas opções. Divirta-se e convide seus amigos também.
  • Não se esqueça dos alimentos amigos dos músculos: certifique-se de ingerir quantidades adequadas de vitamina D, que pode ajudar a manter sua saúde muscular. Além disso, alimente-se de nutrientes como proteínas e aminoácidos essenciais, como por exemplo, o HMB (que significa beta-hidroxi-beta-metilbutirato). Estudos demonstram a necessidade de uma ingestão diária de 3 gramas de HMB por dia, porém, apesar dele ser encontrado em alimentos como abacate, aspargo, frutas cítricas, couve-flor, entre outros, sua presença é muito pequena. Para se ter uma ideia, uma pessoa precisaria consumir cerca de 1500 abacates por dia para atingir esta quantidade. Por isso, há no mercado uma nova geração de suplementos nutricionais com este nutriente que auxiliam na promoção da síntese e diminuição da degradação das proteínas.

Correr Por Curtição e Prazer:

IMG E9026 683x1024 - Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos
Benefícios Corrida Após 50Anos

Apesar de todo o cuidado que tenho com minha saúde e com os meus treinos, coloquei na minha cabeça que quero correr para me divertir. 

Realmente, quando me inscrevo para uma prova, não fico nervoso pensando no meu tempo, na distância ou se vou ter uma boa colocação.

Simplesmente quero participar, curtir o lugar, fazer umas selfies para postar nas redes sociais e aqui no blog, entrar na adrenalina da largada, vibrar quando pegar a medalha, conhecer pessoas e me sentir realmente feliz de estar ali participando.

Neste Ano de 2020, estipulei uma meta de correr 700 Km ao longo do ano e estou cumprindo, por enquanto estou com uma média de 70 Km por mês.

Também estou querendo fazer as provas em outras localidades, além daqui do Rio de Janeiro. 

Devo começar em Florianópolis e em São Paulo, ainda não me decidi.

Fiquem tranquilos, que assim que eu me inscrever, divulgarei para vocês e convidarei para corrermos juntos.

Musculação Para Reforçar os Músculos:

10 dicas de musculacao 1024x512 - Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos
Musculação Após 50 Anos

Uma das recomendações que o meu médico passou, foi de não abandonar a musculação. 

Ele me recomendou não parar de fazer musculação, para poder reforçar os músculos das pernas e abdômen, fundamentais para a prática da corrida.

Estarei também procurando novamente meu treinador, para montar a minha série e me ajudar naquilo que mais me preocupo, que é não lesionar.

Tenho que admitir que não tenho mais o encantamento que tinha pela prática da musculação, o ambiente fechado dentro da academia, já não me agrada mais.

Como sou disciplinado para os treinos, acho que não será nenhum drama voltar a malhar e começarei isso já. 

Realmente acredito que só tenho a ganhar com isso e vou cair dentro para me tornar um coroa sarado de 50 anos, kkkkk.

Peço que vocês comentem abaixo deste post, se gostaram da matéria. Compartilhem nas suas redes sociais e me ajudem a divulgar “Os Benefícios da Corrida Após os 50 Anos”. Um abraço, fiquem com Deus e até a próxima postagem!

(Visited 2.418 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *